terça-feira, 21 de junho de 2011

Robert Allen (Bob Dylan) Zimmerman

Nasceu em 24mai1941 é um americano cantor e compositor, músico, poeta e pintor. Ele foi uma figura importante na música há cinco décadas e tem tido grande influência na música popular.

Muito de seu trabalho datas mais celebradas a partir da década de 1960 quando ele era um cronista informal, e uma figura aparentemente relutante, de inquietação social. Um certo número de suas primeiras canções como "Blowin'in the Wind" e "The Times They Are A-Changin"se tornaram hinos para o EUA de direitos civis e anti-guerra movimentos. Deixando sua base inicial na cultura da música popular para trás, Dylan começou a revolucionar a percepção dos limites da música popular em 1965 com o single de seis minutos "Like a Rolling Stone".

Suas letras incorporou uma variedade de influências políticas, sociais e filosóficas, bem como literário. Eles desafiaram as convenções da música pop e apelou enormemente para o então florescente contracultura. Inicialmente inspirada pelas canções de Woody Guthrie, Robert Johnson, Hank Williams, e os estilos de performance de Buddy Holly e Little Richard, Dylan tem tanto amplificados e personalizado musical gêneros. Sua carreira musical, abrangendo 50 anos, explorou diversas tradições distintas em American músicas de folk, blues e país de gospel, rock and roll e rockabilly, para Inglês, escocês, e música folclórica irlandesa, abrangendo até mesmo o jazz e swing.

Dylan se apresenta com guitarra, teclados e gaita. Apoiado por uma mudança line-up de músicos, ele tem excursionado regularmente desde o final dos anos 1980 sobre o que foi apelidado de Never Ending Tour. Suas realizações como artista e performer tem sido fundamental para sua carreira, mas sua maior contribuição é geralmente considerada como a sua composição.

Desde 1994, Dylan já publicou três livros de desenhos e pinturas, e seu trabalho tem sido exibido em galerias de arte grandes. Como compositor e músico, Dylan tem recebido inúmeros prêmios ao longo dos anos, incluindo Grammy, Globo de Ouro, e Academy Awards, ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame, Nashville Songwriters Hall of Fame, e Songwriters Hall of Fame. Em 2008, uma estrada chamada de Bob Pathway Dylan foi aberto em homenagem a cantora em sua cidade natal, Duluth, Minnesota. O Pulitzer Prize do júri, em 2008, concedeu-lhe uma citação especial por "seu profundo impacto na música popular e cultura americana, marcado por composições líricas de poder poético extraordinário".

1962; O então jovem Bob Dylan, aos 21 anos de idade, compôs a canção “Blowin’in the Wind”.
Tempos conturbados, guerras eclodindo, preconceitos raciais, conflitos sociais, violência, desamor... A letra da canção é composta por uma série de perguntas filosóficas, abordando a paz, a guerra, a compaixão, a liberdade... E por tratar de temas atemporais, ela continua atual, mesmo passados mais de quarenta anos. A tradução da letra da canção “Blowin’ in the Wind”, que merece alguns instantes de reflexão...

Quantas estradas um homem precisa percorrer
Antes que venha a ser chamado de homem?

Quantos mares precisará uma pomba branca sobrevoar
Antes que ela possa repousar na praia?

E por quantas vezes ainda as balas de canhão voarão
Até que sejam para sempre banidas?

A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento

Quantos anos deve uma montanha existir
Até que se desmanche no mar?

Quantos anos devem algumas pessoas existir
Até que sejam permitidas a serem livres?

E quantas vezes pode um homem virar sua cabeça
E fingir que ele simplesmente não vê?

A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento

Quantas vezes deve um homem olhar para cima
Antes que possa enxergar o céu?

Quantos ouvidos deve um homem possuir
Até que possa ouvir o lamento do próximo?

E quantas mortes ainda serão necessárias
Até que perceba que pessoas demais morreram?

A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento

Nenhum comentário: