terça-feira, 24 de maio de 2011

SINAIS (Signs, EUA, 2002)


Graham Hess (Mel Gibson) é um ex-pastor de uma cidade do interior da Pensilvânia que abandonou a igreja após ter a fé abalada com a morte de sua esposa, Coleen. Graham vive numa fazenda com seus dois filhos, Morgan (Rory Culin) e Bo (Abigail Breslin) e seu irmão mais novo, Merril (Joaquim Phoenix). Juntos eles tentam superar a morte de Coleen, mas o que parecia difícil torna-se impossível após o surgimento de enormes e misteriosos círculos em sua plantação. Toda a calma do campo dá lugar a inquietação e ao medo. Prenúncio de uma invasão alienígena ou brincadeira inconsequente de alguns jovens? Farsa ou realidade?

Dirigido pelo novo Mestre do Suspense, o indiano M. Night Shyamalan ("Sexto Sentido", "A Vila" e "Corpo Fechado"), "Sinais" não é um filme sobre aliens. Esta informação é essencial para que o filme possa ser apreciado em sua totalidade. Embora a invasão alienígena seja pano de fundo para o desenvolver dos personagens e o confronto de idéias. Um ex-pastor que questiona a existência de Deus e sua bondade infinita, uma criança com asma, uma garotinha neurótica com a qualidade da água que bebe, um jogador de beisebol frustrado e uma mulher brutalmente morta. Toda a profundidade das personagens e dos acontecimentos é justificada com a conclusão da trama, no embate final, onde a fé num milagre é a única e última esperança da família Hess. A bandeira religiosa não é defendida por Shyamalan, que novamente assina o roteiro. Todo acontecimento, pequeno ou grande (como os círculos) podem ser vistos com sinais ou apenas "acontecimentos". O questionamento é o combustível do filme.

"Sinais" conta ainda com um bom elenco encabeçado pelo astro mel Gibson e o jovem Joaquim Phoenix. A trilha sonora, composta por James Newton Howard é uma grande homenagem aos clássicos Sci-Fi da década de 50. Sem efeitos mirabolantes, sem explosões, finais surpresas ou outras apelações, "Sinais" é mais um filme conduzido magistralmente por Shyamalan, que deve ser apreciado e...questionado.

Direção e roteiro: M. Night Shyamalan.
Produção: Frank Marshall, M. Night Shyamalan e Sam Mercer.
Elenco: Mel Gibson (Graham Hess), Joaquin Phoenix (Merrill Hess), Rory Culkin (Morgan Hess), Abigail Breslin (Bo Hess), Cherry Jones (Oficial Paski), M. Night Shyamalan (Ray Reddy), Patricia Kalember (Collen Hess), Ted Sutton (SFC Cunningham), Merritt Wever (Tracey Abernathy), Lanny Flaherty (Sr. Nathan), Marion McCorry (Sra. Nathan) e Michael Showalter (Lionel Prichard).
Música: James Newton Howard
Fotografia: Tak Fujimoto
Desenho de Produção: Larry Fulton
Direção de Arte: Keith P. Cunningham
Figurino: Ann Roth
Edição: Barbara Tulliver
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic
Duração: 107 mins




Music composed by James Newton Howard
1. Main Titles
2. First Crop Circles
3. Roof Intruder
4. Brazilian Video
5. In The Cornfield
6. Baby Monitor
7. Recruiting Office
8. Throwing A Stone
9. Boarding Up The House
10. Into The Basement
11. Asthma Attack
12. The Hand Of Fate - Part I e II


Este vídeo é meio longo, em duas partes, mas é muito bom, foi um dos ganhadores em Cannes em 2009. Nesta era de Internet e de redes sociais, ele nos faz lembrar que a única coisa indispensável para fazer uma história de amor são duas pessoas.

Sinais do Futuro - Knowing

George Lucas foi produtor dos aclamados, Star Wars e Guerra nas Estrelas. Sua originalidade ultrapassa a expectativa dos cinéfilos, afinal, o filme "Star Wars - A Vingança dos Stih" chegou na sua trilogia, e como de esperado, faturou milhões.

Mas não esqueçamos de "Steven Spielberg", afinal, quem nunca ouviu comentários, viu propagandas ou souvenirs do pequeníssimo ser e gigantesco em originalidade "E.T - O Extraterrestre?". Passamos a nossa infância e crescemos vendo imagens de seres alienígenas em seriados, desenhos e filmes. Mas não pensem que esses "Diretores" são loucos, muito pelo contrário, são milhões de pessoas que acreditam em vida fora do planeta Terra, assim como eu, os diretores desses filmes e até provavelmente "você" que está lendo essa matéria. Um filme não é feito pelo "acaso", muito pelo contrário, é pensado, repensado, é feita pesquisas de mercado e envolve centenas de pessoas, pois se não existisse público para tal, simplesmente esses filmes não seriam produzidos. De acordo com as Nações Unidas, em cinqüenta anos, acreditando ou não em vida fora do planeta Terra, aproximadamente 150 milhões de pessoas foram testemunhas oculares de aparições de UFOs. Mas não pensem que George Lucas e Steven Spielberg, são os pioneiros em filmes alienígenas, isso já vem de muitas décadas e, a diferença era que os filmes não eram tão bem produzidos, pela falta de tecnologia e talvez, até um pouco pela falta de originalidade. Quem não se lembra do filme "Cocoon" do ano de 1988 (diretor Daniel Petrie), filme reprisado centenas de vezes na TV? Vejam que foi um filme produzido há mais de quinze anos, mas que teve um ótimo enredo e efeitos especiais razoáveis.

Recentemente, até filmes de animação envolvem alienígenas, como "O Galinho Chicken Little - Disney" do diretor Mark Dindal. O filme retrata muito bem a ufologia e tem algumas cenas interessantes e inteligentes, dando até exemplos de como são feitas as marcas alienígenas em uma plantação "Sinais Alienígenas" e a construção das naves e dos seres alienígenas que lembram muito as do filme "Guerra dos Mundos" do aclamado, Steven Spielberg.

Guerra dos Mundos é um filme imperdível, com cenas alucinantes que o prende do começo ao fim na poltrona do cinema. Neste filme, os alienígenas não são tão dóceis como o "E.T - O Extraterrestre", pelo contrário, a intenção deles é acabar com todos os seres humanos do planeta Terra. Pena que o roteiro não é tão bom quanto aos efeitos especiais que são excelentes, pois ao assistir o filme, fiquei sem saber "por quê?" os alienígenas queriam exterminar os seres humanos (distribuição: DreamWorks SKG / Paramount Pictures / UIP).

Outro grande filme "Sinais" do mestre, M. Night Shyamalan (O mesmo diretor do filme
Sexto-Sentido). O filme "Sinais" é um grande suspense que envolve os misteriosos círculos que surgem misteriosamente em algumas plantações, mas é uma pena que, os alienígenas aparecem poucas vezes no filme (distribuidora: Buena Vista International).

Posso citar centenas de filmes que envolvem alienígenas, como: Inimigo Meu, Star Trek, Tropas Estelares, MIB – Homens de Preto, Predador I e II, Predador X Alien, Star Gate, The 4400 e até o Superman, afinal, ele também é um extraterrestre, não esquecendo do famoso seriado "Arquivo X" e do filme "Arquivo X - O Filme". A maioria dos episódios de "Arquivo X" envolvem alienígenas e, vejam que foi um dos mais aclamados seriados de nossa época, afinal, quem não conhece os agentes do FBI "Fox Mulder e Dana Scully?". Dizem que muitos filmes do seriado "Arquivo X", são baseados em fatos reais, como as abduções etc. Lembrando também do seriado não tão conhecido, do criador Francis Ford Coppola "The 4400". A série mostra o destino de 4.400 pessoas dadas como mortas ou desaparecidas que retornam à Terra após serem abduzidas. Mas não pensem que a idéia para produção de filmes como estes, surgem do nada. Muitos pesquisadores, ufólogos e até pessoas que tiveram suas próprias experiências "sendo oculares ou não", são consultadas pelos diretores e seus assistentes. Digamos que alguns destes filmes, podem estar preparando o "terreno" para uma possível visita alienígena em massa, pois as aparições oculares são imensas e todos os dias, alguém avista um objeto voador não identificado. Vejam que o brilhante físico teórico, conhecido mundialmente "Stephen Hawking" autor do livro "O Universo numa casca de noz - Editora Mandarim" (um dos meus livros de cabeceira), vendeu mais de 10 milhões de exemplares de seu livro em todo o mundo, defendendo a tese de que existem milhares de outros universos além do nosso e que, com certeza, existem milhões de outras vidas. Um dos meus preferidos e não tão reconhecido pelos cientistas, o pesquisador "Erich von Daniken" passou quase toda sua vida pesquisando indícios de visitas extraterrestres em nosso planeta e, também vendeu milhões de exemplares do seu livro "Eram os Deuses Astronautas?" - Círculo do Livro. Então note que não somente para filmes, mas também para livros, o público ufologista é imenso. Agora só falta o nosso governo reconhecer a "Ufologia" em nosso país, assim como o governo de outros países já reconhecem.

Nenhum comentário: