terça-feira, 3 de agosto de 2010

Não Quero Ver - Yehuda Berg e Shimon Ferreira

Estar neste caminho espiritual significa que decidimos que não basta dar um jeito apenas em nós mesmos. Se isso fosse verdade, poderíamos nos mudar para o topo de uma montanha e viver solitariamente. Isso não basta para nós, e não basta para o mundo. Precisamos que o caminho e os processos de outras pessoas sejam uma prioridade em nossas vidas. Busque a Luz nos olhos das pessoas ao seu redor, e procure servir mais aos outros. Yehuda Berg

O Zohar constantemente nos lembra que aquilo que mais precisamos para mudar é o que menos vemos.
Se alguém se aproxima de você e te diz que você deve mudar “x,y,z”, então o mais provável é que você não enxergue; sempre você encontrará uma razão para justificar suas ações porque você não quer enxergar. E mais, Rav Shimon explica que se estamos satisfeitos pelo grande trabalho espiritual que temos feito, geralmente é um sinal de que não fizemos nada. Quando uma pessoa verdadeiramente está num caminho espiritual, sempre vai ver quanto trabalho ainda há por fazer.

Olhe para as áreas em que você está satisfeito, em onde você pensa que já transformou.
Mudou mesmo? O que mais pode fazer?

E continue aberto aos “feedbacks” de desconhecidos e de outras pessoas que não tem interesse em se você muda ou não.

Dois pensamentos submergem desta mensagem:
1. “Humildade....devo ser mais humilde, o tempo todo, todo o tempo...” e
2. “O suficiente nunca é o suficiente”, espiritualmente falando.


Baseado no ensinamento dos Cabalistas que diz, “Tudo é a Luz”, vamos refletir:

- Se tudo é a Luz, nós somos a Luz;
- Então se eu penso que foi eu exatamente que fiz uma determinada ação louvável, espiritual, então eu estaria negando o ensinamento / verdade acima, porque o ensinamento acima diz que tudo é a Luz, ou seja, devo ter humildade e reconhecer que fui apenas um canal para a Luz;
- E se eu sou a Luz, e eu sei que a Luz é Infinita, Ilimitada, por que eu poderia achar que o que eu fiz é Suficiente? Por que eu posso achar que sou Limitado? Por que eu devo acreditar que não posso Ir Mais Além?


Já pensou como o Universo deve ficar confuso por causa de nossas dúvidas, medos e inseguranças?

Porque uma hora a gente se acha o super-homem, ou a mulher-maravilha, outra hora nos achamos pior do que um inseto. Um dia queremos uma vida rica com tudo que é bom, e outro dia a gente quer que o mundo acabe, que levem nossa vida embora. Um dia acordamos nos sentindo a pessoa mais sortuda do mundo, na manhã seguinte acordamos tão deprimidos que nem da cama queremos sair.

E o universo, coitado, fica indeciso sem saber o que nos dar: Vida Feliz, Sonhos Realizados, Felicidade Reais, ou, Caos, Sofrimento, Diversidades E Má Sorte. Temos que nos lembrar nós criamos a nossa realidade. Que podemos mandar no universo. Basta só um pensamento negativo, escuro ou egocêntrico para tirar a Luz da realidade linda que criamos. Temos que procurar estarmos equilibrados, conectados com a Força da Luz do Criador para que então tenhamos uma vida com ordem e plenitude. Se nós não procuramos estar em ordem com nossos pensamentos, emoções e comportamentos, como podemos esperar que a nossa vida tenha ordem e plenitude?

Não tem lógica alguém triste e pessimista merecer receber uma vida boa e rica de tudo que é bom.
Isso é incompatível. Mas é claro: não podemos nos manter constantemente felizes e conectados com a Luz porque temos o... egoísmo!

Culpa do egoísmo de não termos o equilíbrio emocional, físico e espiritual!
E o irônico é o seguinte: quem da poderes ao nosso ego? Nós Mesmos!

Cada vez que somos reativos e egocêntricos, nós damos poder ao ego, e assim ele traz tudo de ruim pra nossa vida (leia-se caos e insatisfação).

E mais uma vez temos o alerta sobre a importância da transformação da nossa natureza. É sabido que não podemos enxergar toda a nossa negatividade sozinhos, por isso devemos aproveitar a boa crítica dos estranhos. Temos a ajuda dos estranhos para nos indicar onde e como somos negativos, nos ajudar a enxergar onde temos que nos transformar.

Yehuda Berg e Shimon Ferreira

"As coisas acontecem não para nos ferIR ('IR' para a escuridão), mas sim para evoluIR ('IR' para a Luz)."
E Infelizmente, ou felizmente, todos nós vamos passar por situações onde vamos ter de escolher se elas vão nos "ferIR" ou se elas vão fazer a gente "evoluIR". Tudo se trata de uma escolha.
Yehuda Berg







Nenhum comentário: