segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cinco princípios do Reiki

Mikao Usui voltou do Monte Kurama e passou a dedicar-se aos mendigos das ruas de Kioto.

Ele curava suas doenças. Uma vez recuperados, os mendigos eram estimulados a buscar trabalho e assim deixavam as ruas.

Passado algum tempo, Mikao começou a encontrar caras conhecidas em sua peregrinação pelas áreas pobres da cidade. Eram os mendigos que ele havia tratado, que estavam de volta às ruas.

Curioso, Mikao quis saber por que haviam voltado à vida anterior.
E um dos homens lhe respondeu que preferiam viver como mendigos. Era mais fácil...

Abalado, Mikao se questionava onde teria errado.
Ele lhes curara as doenças, mas estes mendigos não estavam preparados para sentir o prazer de uma nova vida.
Não estavam preparados para receber novas dádivas.
Foi então que Mikao lembrou o início do Caminho dos Abades...
“A cura mais importante é a do espírito.”

Faltara preparar o espírito daqueles homens para uma nova forma de vida.
Faltara ensinar-lhes como obtê-la.

Foi então que Mikao Usui criou os Cinco princípios do Reiki, as cinco normas de vida:

Só por hoje, não sinta raiva e não fique zangado.
Só por hoje, abandone as preocupações.
Só por hoje agradeça as bênçãos.
Só por hoje, faça seu trabalho honestamente.
Só por hoje, seja gentil com o próximo e com todos os seres vivos.




Realinhamento dos centros de energia, maior clareza mental, redução do stress, entre outros.

O Reiki é um método oriental de terapia natural em que o reikiano canaliza e transmite a Energia Vital Universal à pessoa em tratamento. Esta é a energia que anima todos os seres vivos e a sua falta em nosso corpo e alma nos torna doentes. Quando recebemos o Reiki, o corpo é fortalecido, a mente é tranqüilizada e abre-se para nós a oportunidade da paz e da felicidade.

Agora vamos ver quais são os benefícios que o Reiki pode trazer à sua vida.

O Reiki é uma terapia holística, ou seja, é um método que promove benefícios em todos os aspectos do ser humano: físico, emocional, mental e espiritual.

No aspecto físico, torna o corpo saudável, pois fortalece o sistema imunológico e promove a homeostase. O Reiki regula o organismo de forma que encontre ritmo ideal. Por isso, é eficiente para uma grande variedade de doenças, leves ou graves. Desde gripe até o câncer, pode-se combater todo tipo de doença. Isso com a vantagem de não existirem contra-indicações.

Isso não quer dizer que o Reiki vá curar instantaneamente todas as doenças e seria irresponsabilidade fazer esta afirmação. Mas é certo que o tratamento com este método tem apresentado resultados surpreendentes em muitos casos, como tratamento complementar à medicina ou como a única terapia sendo administrada.

No aspecto emocional, ensina a lidar saudavelmente com as emoções. Promove as emoções mais saudáveis, a felicidade, o amor, a compaixão e elimina o medo, que tanto atrapalha as nossas vidas. O Reiki já se demonstrou eficaz no tratamento de depressão e síndrome do pânico. Eu mesmo conheço uma pessoa que se curou desta última somente com o Reiki, após apenas quatro aplicações. Isso já faz alguns anos e ela nunca teve nenhuma recaída.

Não é à toa que muitos psicólogos e psiquiatras têm usado o Reiki ou o recomendado a seus pacientes. Cada vez mais, o Reiki se aproxima da psicologia e da medicina e esta união interação só pode ser benéfica para todos.

No aspecto mental, promove a clareza dos pensamentos e desenvolve as habilidades inatas. Descobri na prática que é um grande auxiliar na meditação. Ao meditar e canalizar o Reiki ao mesmo tempo, percebo como minha mente torna-se serena, silenciosa e clara com maior facilidade. Muitos têm percebido o mesmo.

Nossas habilidades inatas são potencializadas pelo Reiki. O Reiki me ajuda a conseguir escrever, por exemplo, quando estou sem inspiração ou me sinto bloqueado. É claro que este método não irá torná-lo um Salvador Dali se você não tiver talento para a pintura e nem dedicação a esta arte. Mas se as tiver, o Reiki irá ajudá-lo a desenvolver-se e atingir maior grau de habilidade.

No aspecto espiritual, desenvolve equilíbrio do espírito, a intuição e auxilia a ter percepção de dimensões maiores do que o ego. Ocasionalmente, durante uma aplicação de Reiki, vivem-se momentos de expansão da consciência e de compreensão direta da criação. São experiências valiosas que auxiliam o desenvolvimento espiritual.

Texto do Reikiano Gabriel Meissner.

Nenhum comentário: