terça-feira, 6 de abril de 2010

Simplesmente Martha (Bella Martha) - 2001


direção e roteiro: Sandra Nettelbeck
duração: 105 min
gênero: Comédia
site oficial:http://www.paramountclassics.com/martha/index.html
estúdio:Bavaria Film / Kinowelt Filmproduktion / Palomar / Pandora Filmproduktion GmbH / Prisma Film / Rai Cinemafiction / SGR SSR Idée Suisse / Schweizer Fernsehen DRS / Südwestdeutscher Rundfunk / T&C Film AG / Teleclub AG / Westdeutscher Rundfu
distribuidora:Paramount Classics / UIP
produção:Karl Baumgartner e Christoph Friedel
música:David Darling, Keith Jarrett e Arvo Pärt
fotografia:Michael Berthl
figurino:Bettina Helmi
edição:Mona Bräuer

Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece Mario (Sergio Castellito), um extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. No momento em que Martha e Mario começam um romance, o pai de Lina, que há muito tempo estava desaparecido, surge querendo levá-la para a Itália.
Atores:
Martina Gedeck (Martha)
Maxine Foerste (Lina)
Sergio Castellito (Mario)
August Zirner (Terapeuta de Martha)
Sibylle Canonica (Frida)
Katja Studt (Lea)
Antonio Wannek (Carlos)
Idil Üner (Bernadette)
Oliver Broumis (Jan)
Ulrich Thomsen (Sam)

Este filme é a prova incontestável que os alemães também sabem fazer comédia. E de muito bom gosto, em todos os sentidos. Martha (Martina Gedeck) é a chef do restaurante Lido. Ela é perfeccionista com o seu trabalho. Ela não admite erros. Por isso, ela não aceita críticas por parte dos fregueses da casa que se deleitam com as suas iguarias. Chega a reagir de forma impulsiva quando algum freguês emite algum comentário negativo sobre os seus pratos. A dona do restaurante, então, a obriga a fazer psicoterapia, na qual ela só fala sobre culinária. Sua vida afetiva é totalmente secundária. A vida de Martha muda de forma radical quando a sua irmã falece num acidente de carro, obrigando-a a levar a sua sobrinha para morar com ela. Um segundo episódio que alterou a sua vida foi a vinda de um chef italiano, Mario (Sergio Castellito) para trabalhar no Lido. No início a dupla se odeia. Como isso irá terminar, eu, você e o mundo sabem: numa paixão avassaladora, regrada a pratos com uma aparência saborosa. Uma comédia tipo sessão da tarde, como costumo dizer. Assista até o final, pois mesmo depois do início da apresentação dos créditos acontecerá uma cena hilária.

Nenhum comentário: