terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Características Peculiares da Espécie Humana - Postura Ereta e Bipedalismo


Uma das características mais distintivas é nossa habilidade para caminhar ereto (bipedalismo). Este tipo de locomoção é experimentada ocasionalmente por alguns grandes macacos, porém apoiados nas mãos. Analisando o esqueleto humano podemos verificar que nossa anatomia é projetada para isto e afetou diretamente a estrutura deste esqueleto onde temos: o crânio acima da coluna vertebral com o forâmen magno (passagem pela qual a medula espinhal se liga ao cérebro) centrado na sua base. Humanos têm uma curva em S na coluna para apoiar o peso superior do corpo. A estrutura pélvica foi adaptada para suportar a tensão e peso associado ao bipedalismo, bem como a ligação do fêmur com o quadril também foi modificado para estes propósitos. Evidências fósseis mostram que o Bipedalismo antecede o gênero Homo.

A modificação da pélvis e articulação do quadril necessário para bipedalismo contrasta "Lucy " A. afarensis de 3.5 M.a. com um chimpanzé.

Lucy era completamente bípede possuia uma postura ereta tipicamente humana, embora classificada como uma macaca.

É interessante notar nesta consideração que as mudanças complexas associadas ao bipedalismo já estavam presentes na espécie de Hominídeo, A. anamensis datados em 4,2 M. a. e indícios não comprovados referentes a outro Hominídeo (A. ramidus que é até mais velho que A. anamensis datados em 4.4 milhões de anos) mostram que a Postura ereta e o bipedalismo estava provavelmente presente no A. ramidus que vivia em um ambiente de floresta na Etiópia.

O desenvolvimento do bipedalismo era uma "pré-adaptação" que permitiu aos descendentes dos Hominídeos sobreviverem e florescerem após os eventos que tornaram o clima mais seco após 5 M.a., que converteu ambientes florestais em Savana. Concluindo a postura ereta e bipedalismo precedem o aparecimento de espécie humana, e inclusive a produção de ferramentas, como anteriormente atribuído como causa deste desenvolvimento.

O jovem Homo erectus, datado em 1,65 M.a. já mostra completa modificação na anatomia humana sugerindo uma adaptação para o adverso hábitat africano. Conseqüentemente as mãos estavam livres para realização de outras tarefas que levaram ao aparecimento de um modo distintamente humano de vida que incluía a produção de ferramentas de acordo com padrões pré-estabelecidos e novos conceitos.

Enquanto os pés das espécies de macacos atuais são adaptados essencialmente a vida nas árvores (caracterizados por possuírem dedão grande e capaz, como o dedo polegar de primata, de agarrar galhos das árvores) os pés dos hominídeos/humanos são adaptados a locomoção bípede e o dedão do pé provê uma plataforma flexível para caminhar e correr. Outras adaptações do pé humano incluem uma porção proximal estendida e arcos para equilíbrio A estrutura do pé permite o uso completo de nossos poderes físicos para andar e correr ereto, livrando nossas mãos.

O pé humano é uma maravilha de engenharia, capaz de absorver choques e tensões de aproximadamente 6,000 libras durante uma atividades como o salto. É óbvio que sem tal pé efetivamente adaptado a locomoção bípede fariam de um hominídeo uma presa fácil para os predadores africanos, assim é razoável assumir que o andar ereto e um pé eficiente evoluiu conjuntamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a matéria me ajudou bastante, no meu trabalho .... mas o mais legal e fica ouvindo essa musica ao som do jazzzzzzz bjks