terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Características Peculiares da Espécie Humana - Neotenia


Neotenia é a retenção de características juvenis na forma adulta (maturidade).

Em mamíferos, os jovens de espécies relacionadas freqüentemente se assemelham, como pode ser verificado ao lado, onde podemos comparar jovens babuíno e macaco de Gibraltar. Os jovens de várias espécies de mamíferos tendem a ter a face arredondada e não especializada, com o processo de amadurecimento, trilhas de desenvolvimento são seguidas e as características específicas se desenvolvem.

Por exemplo, filhotes de Collie com cara arredondada crescem rapidamente e passam a ostentar o focinho prolongado típico. Afirmar que a neotenia é uma característica principal da espécie humana, significa estabelecer que em comparação aos demais primatas, fisicamente nós não nos especializamos muito, ou seja não sofremos as transformações típicas que ocorrem na maior parte dos mamíferos durante o amadurecimento.

Portanto retemos, a maior parte das características da fase juvenil dos primatas, como por exemplo, as faces arredondadas. Em outras palavras, nossa espécie mantêm-se generalista anatomicamente e notavelmente não ocorre o processo de especialização para um determinado estilo de vida.

Neotenia na espécie humana está relacionada à notável adaptabilidade nos tornando capazes, até mesmo na fase adulta, de se adaptar a um amplo espectro de situações de vida, ao invés de nos especializar a um único nicho. Por causa desta característica, temos esta plasticidade comportamental, e conseqüentemente nos adaptamos bem a qualquer ambiente da Terra, do Equador até próximo aos pólos, do nível do mar até aproximadamente 4.000 metros de altitude.

Esta retenção das características juvenis dos primatas significou ainda o retardo da maturação e conseqüentemente a capacidade de aprendizagem de nossa espécie foi bastante ampliada concomitantemente ao aumento no tamanho do cérebro.

Nenhum comentário: