terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Características Peculiares da Espécie Humana - Tamanho do Cérebro


Inteligência é relacionada ao tamanho do cérebro. Um aspecto claro na Evolução humana é o drástico aumento no tamanho do crânio. O aumento da capacidade craniana ao longo de mais de 3,5 milhões de anos. O crânio de A. afarensis possui o volume aproximado de 400 cc, (mesmo tamanho do cérebro de um chimpanzé).

O crânio de Homo erectus tem 1200 cc, e o crânio humano moderno tem 1400 cc. A forma do crânio também foi alterada, ampliando a área frontal e mudando as relações com o tamanho da face. Note que A. afarensis um hominídeo bem primitivo não tem quase nenhuma área frontal. O cérebro humano aumentou também o número e profundidade das circunvoluções.

A evidência fóssil nos permite traçar o aumento gradual do tamanho de cérebro de 2,5 milhões anos com algum grau de precisão.

O tamanho de cérebro comum de H. habilis (2,0 M. a.) era de 750 cc. No H. Erectus podemos notar que houve a transição mais dramática, indicando o maior aumento evolutivo em tamanho de cérebro acontecido ao longo da linhagem evolutiva humana. Os primeiros H. erectus da África (1,7-1,0 M.a.) tinha o volume médio de 900 cc, os H. erectus de 500.000 anos já possuíam cerca de 1100-1200cc, portanto dentro dos limites de variação do volume dos atuais H. sapiens.As formas mais arcaicas de H. sapiens, datados entre 400.000-300.000 anos tem médias de mais de 1200 cc. O crânio neandertalense, tem um tamanho de cérebro de 1500 cc portanto são realmente maiores que os cérebros da maioria dos humanos modernos. A média para Homo sapiens sapiens, é de 1400 cc.

Apesar da aproximada correlação entre tamanho de cérebro/tamanho do corpo e inteligência, devemos analisar com precaução, pois tais correlações são muito sutis.

Tanto o tamanho do cérebro quanto do corpo humano varia consideravelmente entre os indivíduo. O tamanho de cérebro de "gênios reconhecidos " pode variar de 1000 cc a 2000 cc em humanos modernos. Claramente, temos que examinar as características do cérebro para entender as relações entre características físicas e capacidades intelectuais ou mesmo entre a fisiologia de cérebro e comportamento sócio-cultural.

Nenhum comentário: