sábado, 9 de janeiro de 2010

Uma Mente, Dois Cérebros (vídeo: Cérebro hemisfério direito e esquerdo - Jill Bolte Taylor)

Durante as últimas duas décadas se tem tratado de entender a origem do PROCESSO CRIATIVO. Foi perguntado a mais de 10.000 pessoas exatamente esta pergunta:De onde obtens suas melhores idéias?

As respostas obtidas foram surpreendentes, especialmente considerando todo o tempo do día que as pessoas passam no seu trabalho. Quando obténs suas melhores idéias?:
97% Durante o banho / Antes de dormir / Quando não faço nada / Quando caminho / Conversando / Meditando / Analizando / Nas férias / Tomando vinho / Em outras atividades diversas...
3% No trabalho
Por que isto acontece?

Temos mais de um cérebro… Um “faz nosso trabalho”. O outro se encarrega de gerar idéas criativas que não tem nada que ver com o trabalho...

Platão foi o primeiro a postular, no mundo ocidental, a idéia de que há dois aspectos distintos na mente humana.

A um destes aspectos chamou “Logistikon”, a parte racional do ser humano.

Ao outro chamou “Nous”, a parte intuitiva das pessoas.

No Mundo Ocidental, a maioria das pessoas não tinham idéia do que Platão queria dizer com a sua teoría dos dois cérebros e básicamente a ignoraram por centenas de anos ou mais.

Em contrapartida, no Oriente, as pessoas entenderam os principios do lado esquerdo e direito do cérebro à sua própria maneira

Depois veio A Era da Razão, seguida da Era Científica, e a gente começou a ter curiosidade acerca do que fazia que as coisas funcionassem… inclusive o cérebro. No Século XIX, os cientistas começaram a especular a respeito, até que se deram conta de que o cérebro parecia estar composto por duas metades ou “hemisférios”, os quais provavelmente controlavam diferentes aspectos do organismo humano. Com o passar do tempo, uma série de teorias começaram a ser criadas sobre os “dois cérebros”... muitas das quais estavam dentro do que Platão havia definido há 2.000 anos… O lado esquerdo está associado com o intelecto, e está relacionado com o pensamento convergente, abstrato, analítico, calculado, linear, sequencial e objetivo - se concentra nos detalhes e nas partes do todo. Este lado produz pensamentos que são diretos, verticais, sensíveis, realistas, frios, poderosos e dominantes

Os engenheiros tem fama de usar este tipo de pensamento…

O lado direito está associado com a intuição e está relacionado com o pensamento divergente, imaginativo, metafórico, não-linear, subjetivo e se concentra no TODO das coisas. Este lado produz pensamentos que são flexíveis, divertidos, complexos, visuais, diagonais, místicos e abstratos.

Os artistas, músicos, inventores, e empreendedores tem fama de usar este tipo de pensamento (junto com algum dos rebeldes companheiros seus de trabalho, dos quais VOCÊ pode ser um deles…)

Quando uma pessoa está no trabalho, a maior parte do tempo usa o lado esquerdo do cérebro. Se concentra nos detalhes, em tratar de encontrar o problema, em tratar de obter informação e feitos. Lógica, praticidade e ordem são as leis do dia.

Afinal, isto não é tão mau, já que uma vez que o lado esquerdo do cérebro fez o seu trabalho, todo o “trabalho pesado”, aí o lado direito pode emergir e criar uma idéia totalmente diferente, uma possibilidade fora dos padrões estabelecidos. Mas deve-se tomar em conta que o lado direito do cérebro é “tímido”. … Não chegará e se porá a fazer o que tão bem sabe fazer… Necessita ser convidado a funcionar.

Então, como convidamos o lado direito do cérebro a funcionar? …Fazendo atividades que o lado direito controla!

…por exemplo… Sair para passear. Exatamente isto: vá caminhar, dar uma volta, inclusive pular ou correr. Quando seu corpo se move, seu lado direito se ativa. …Sabia que Mozart fazia exercício antes de compor?

Escute música ou, melhor ainda, toque... Especialmente música sem letra ou cantada numa língua que você não entenda. Yokimura Nakamatsa, inventor japones com mais de 2.000 patentes registradas, escuta a nona sinfonia de Beethoven antes da fase de execução de seus projetos.

Desenhe, ou faça esculturas, pinte ou faça algo assim. Faça representações visuais de seu objetivo ou idéia. Use o humor!
“Ahá” e “ha,ha,ha” estão muito conectados. O riso o libera da tiranía da lógica e da linearidade. Mude seu look. Mude o aspecto do seu espaço de trabalho, mas respeitando as normas de onde trabalha. Pregue posters inspiradores. Redecore sua estante. Mova qualquer coisa que renove a “ordem” de sempre. Visualize a solução que tanto está batalhando para encontrar racional mente. (Veja com os olhos da mente…)

“Raramente penso só com palavras.” Albert Einstein


Saia do problema. Não faça nada. Reflita. Medite. Por que relutamos em ativar nosso lado direito do cérebro?

1. Para não ter que esperar até sair do trabalho para ter uma boa idéia.
2. Para não ficar limitado a somente o racional e linear do lado esquerdo.

A verdade é:
Necessitamos de ambos: do lado esquerdo e do lado direito. O truque é: saber como nos mover fluidamente de um lado para o outro com facilidade.

Teste - Para que lado gira a bailarina?

Se pode vê-la girando no sentido dos ponteiros do relógio está utilizando o hemisfério direito de seu cérebro. Se conseguir ver a figura girar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio então está utilizando o hemisfério esquerdo de seu cérebro. Algumas pessoas podem vê-la girar em ambos sentidos, outras so conseguem vê-la girar em um so sentido. Se consegue ver a figura girar em ambos sentidos (um de cada vez), dizem os experts que seu QI está acima de 160.

Jill Bolte Taylor, neuroanatomista, intelectual. Dra.de Harvard dedicada al estudio de enfermedades mentales. Jill Bolte Taylor un día amaneció con una embolia cerebral en donde tuvo la oportunidad de estudiar en carne propia los efectos de un derrame en la parte izquierda de su cerebro. Jill Bolte Taylor tuvo un golpe de realización cuando se dio cuenta que el Nirvana se percibe con el hemisferio derecho del cerebro y que siempre está presente para todos nosotros.

Link para arquivo digital (.PPT) sobre o assunto INNOVA 2007:
http://www.4shared.com/document/d5lWYKka/Innova_2007_-_Uma_Mente_dois_C.html

Nenhum comentário: